Cantele afirma que caminho para desenvolvimento regional passa pelas cooperativas

Data de Publicação: 16/10/2015

O prefeito de Campinas do Sul e Presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Milton Angelo Cantele, participou nesta sexta-feira, 16, do 3º Simpósio de Cooperativismo do Alto Uruguai e 1º Ciclo de Palestras Zero Hora. O evento teve como objetivo destacar o papel e a importância das cooperativas  no desenvolvimento regional. A programação aconteceu nas dependências da URI, em Erechim e foi promovido por meio do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, URI, Emater e Zero Hora, com apoio do Governo de Erechim.

O presidente da AMAU, Milton Angelo Cantele, em seu pronunciamento afirmou que o cooperativismo é o caminho para um mundo melhor e um fator determinante para o avanço da região. “Os municípios que compõem a AMAU são gratos pela existência das cooperativas da região, pois os princípios que regem o cooperativismo veem ao encontro com a filosofia que necessitamos para uma sociedade mais justa, equilibrada e próspera, além de que elas contribuem para o desenvolvimento econômico regional”, afirmou. “O mundo e nós precisamos usar o lema das cooperativas: pessoas ajudando pessoas”, finalizou.

Em Campinas do Sul a ideia do cooperativismo já é rotina. As escolas trabalham o tema cooperativismo desde 2014, através do programa A União Faz a Vida, que é uma parceria entre o Governo Municipal, via Secretaria de Educação e Sicredi. O programa foi tão aceito pela comunidade escolar, que o Governo pretende criar uma cooperativa de alunos no município.

No Brasil, os números da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), apontam que existem 6,8 mil cooperativas em 13 ramos diferentes; 340 mil empregados; 11,5 milhões de cooperados